sábado, 13 de setembro de 2014

Os Saiyans

Os Sayajins são uma raça guerreira. Desde pequenos eles são observados para descobrir os mais aptos a lutar. Os bebês rejeitados nessa seleção (chamados de classe baixa) são mandados para um planeta com seres de poder inferior para que possam destruí-los. Não se sabe exatamente como era organizada a cultura ou a civilização dos Sayajins, pois a série Dragon Ball não chegou a de fato explorar com detalhes essas características, mas especula se que viviam em uma sociedade similar a de povos conhecidos por sua característica guerreira como os romanos, os espartanos, os astecas, os assírios, etc. Sabe se que os Sayajins se dividiam em classes conforme o poder de luta de seus membros (classe baixa, classe média, classe alta). É possível também que Sayajins e Tsufurujins possuam um ancestral em comum, em outras palavras, seriam raças com uma origem evolutiva comum.

História
“Dizia a lenda entre os Sayajins que a cada mil anos aparece um Super Sayajin capaz de superar todos os limites…”
Nos confins do universo, envolta em uma nuvem de muito mistério, esta guardada a origem dos sayajins. Guerreiros natos, eles sobreviveram e aumentaram sua população conquistando planetas. Oficialmente, o primeiro registro da aparição de um sayajin é de 238 d.c. Há relatos de que nesta data surgiu um guerreiro de poderes inigualáveis e acredita-se que ele era o lendário Super Sayajin que espalhou terror e destruição pelas galáxias.



O Planeta Vegeta

Ao que tudo indica os sayajins, além de guerreiros, eram nômades. E foi em busca de um lar que o primeiro deles chegou a uma misteriosa nave espacial ao Planeta Plant (que pode ser traduzido como Planta ou até ser chamado de Plantsei, assim como Namekusei), em 550 d.C. Mas foi em 730 d.C. que a raça guerreira decidiu se apoderar daquele mundo. Os sayajins atacaram e dizimaram os Tsufurujins, o povo natural de Plant. Restou apenas um sobrevivente, que viria a se tornar o grande inimigo de Goku em Dragon Ball GT. Seu nome: Baby.
Uma vez dominado o planeta, ele foi rebatizado de Vegeta, em homenagem ao Rei dos sayajins. O passo seguinte foi absorver toda a tecnologia dos Tsufurujins. Começava a Era espacial dos guerreiros. Agora eles poderiam viajar com grande facilidade pelo espaço, conhecer outros povos e ainda espalhar o terror em outros planetas.

Durante seus passeios espaciais, os sayajins conheceram Freeza. Em 731 d.C, o Rei Vegeta faz uma aliança com o ser diabólico. Eles conquistariam planetas para Freeza para que este os revendesse. No mesmo ano, o grande monarca dos sayajins casa-se e, em seguida, tem Vegeta.

Quatro anos depois do acordo, Freeza e os sayajins começam a se desentender. Temendo que uma antiga lenda, que contava sobre a aparição de um ser superpoderoso que o mataria, se tornasse realidade, o monstrengo rosa começa a desconfiar de seus aliados. Os desentendimentos aumentaram e o Rei Vegeta decide cortar relações com Freeza. Neste momento, o ignóbil ser decide exterminar não só todos os sayajins, mas também todo o planeta Vegeta e seus habitantes.

Um guerreiro de classe baixa chamado bardock acaba por descobrir os planos de Freeza e tenta alertar seus conterrâneos, porém já era tarde demais. Mesmo com os sayajins tentando atacar seu aliado, este, com apenas a ponta de um de seus dedos, dispara uma gigantesca bola de energia que destrói o planeta totalmente. Mas este não foi o fim dos sayajins. O príncipe Vegeta, Nappa e Raditz haviam sobrevivido. Kakarotto, o recém-nascido filho de Bardock, também escapou com vida, uma vez que fora enviado para a Terra com o intuito de conquista-la.

Uma nova Geração



Enquanto Vegeta e seus dois companheiros seguiram trabGoku. Logo ficou evidente que a natureza de Kakarotto era muito violenta, mas isto acabou mudando. Primeiro graças a uma pancada na cabeça depois por causa da educação que Gohan deu a seu netinho. E assim Goku, embora tivesse uma força descomunal e um rabinho de macaco, cresceu como um garoto ingênuo e gentil. Era o início de uma nova linhagem de sayajins e da primeira fase de Dragon Ball.                                    
Nesta época outras habilidades naturais dos sayajins foram descobertas. Além da super força, quando olham para a lua cheia os sayajins se transformam em gorilas gigantes. Pena Goku descobrir isto da pior maneira, já que logo em sua primeira transformação acabou matando Gohan. Ao longa de suas aventuras, também ficou notório que, a cada derrota, Goku se tornava mais forte. Seu espírito de guerreiro também chamava atenção. Goku sempre queria treinar e aprender novas técnicas para se tornar mais e mais forte.
No início , sua grande ambição era se tornar o grande campeão do torneio de Artes Marciais, o que conseguiu após três tentativas.  

Aparência
Os Saiyajins dos níveis 1 ao 3 são parecidos com os humanos. O Super Sayajin tem o cabelo do mesmo tamanho que o usuário, mas são dourados e espetados para cima. O Super Sayajin 2 tem o cabelo um pouco maior e mais espetado e aparecem pequenos raios em seu ki. O Super Sayajin 3 também tem cabelos dourados e tem o tamanho até os joelhos, não tem sobrancelhas como se fossem raspadas, e pequenos raios azuis aparecem ao redor do seu corpo.

Os Super Sayajins do nível 4 têm aparência semelhante à de um ser humano comum, com exceção de uma cauda de macaco vermelha e de pelos avermelhados cobrindo boa parte do corpo. Eles também possuem outras características peculiares: os cabelos são quase sempre da mesma cor de antes da transformação, apenas um pouco maiores e não tão espetados como em outras transformações, os olhos continuam claros, como nas outras fases do Super Sayajin, mas com algumas variações na cor e aparece um contorno vermelho envolvendo os olhos (essas características são apenas dos Sayajins de sangue puro).

Os Super Sayajins do nível 4 somente se encontram em Dragon Ball GT, a série não baseada no mangá original, e não criada pelo autor de Dragon Ball, Akira Toriyama.

Além disso, os Sayajins envelhecem mais lentamente - a razão disso provavelmente é a grande quantidade de energia e força que possuem, levando em consideração que os humanos da série que eram fortes também envelheciam mais lentamente. Quando Vegeta (lê-se Vedita) é questionado sobre isso por Bulma, ele responde que o motivo de envelhecerem lentamente é devido ao fato de que essa raça, à medida que continuam a evoluir seu sangue guerreiro, começa a se manter jovem para que possam lutar por mais tempo. Logo, quanto mais forte, mais lentamente o Sayajin envelhece, outra curiosidade sobre seus cabelos é que ele não muda desde o nascimento então ele não cresce até a sua velhice Exe: Goku, Vegeta e outros Sayajins de sangue puro (exceto Nappa, pois ele já teve cabelo por mais incrível que pareça o perdeu de certa forma pois ele raspou por que achava o corte feio.), mas essa característica não ocorre nos que são meio Sayajins Ex: Gohan, Goten, Trunks (lê-se Trenks) e todos os outros meio Sayajins, outra característica que não é presente nos meio Sayajins é de geralmente ter o cabelo escuro (preto, castanho e até azul escuro) Ex: Trunks, Bra.

CAUDA

Possuem uma cauda que faz com que se transformem em gorilas gigantes - chamados de Oozaru - quando vêem a lua cheia, a única coisa que consegue refletir raios solares suficiente para emanar raios blutz. Ao atingirem um nível de 17.000.000 (17 milhões; 1,7 x 10^7) de raios blutz que, absorvidos pelos olhos de um Sayajin com cauda, este reage e começa a transformação. Nessa forma eles não perdem a consciência, exceto os sayajins que não agem como sua espécie e não são bem treinados como os outros sayajins do planeta vegeta (ex: quando Goku e Gohan se transformam em Oozaru, perdem a consciência e voltam a ser sayajins malignos), aumentando a força do sayajin em 10 vezes, tornando-se incontroláveis. Uma vez transformados, só há três modos de voltarem ao normal: aguardar o amanhecer, cortarem a cauda ou destruir a lua. Vegeta também mostrou que é possível criar uma espécie de lua artificial, assim como fez em sua luta contra Goku na terra. Somente os sayajins que tem o intuito de matar e destruir a qualquer preço consegue controlar bem essa transformação.

Habilidades
Super força e velocidade

O planeta Vegeta tem sua gravidade 10 vezes superior a da Terra. Naturalmente, mesmo as crianças apresentam força bem superior a de um ser humano comum, e consequentemente a velocidade deles também é bem maior, possuindo reflexos incríveis. Isso, combinado ao fato de serem guerreiros por natureza, rapidamente os tornam guerreiros ainda mais poderosos.

Recuperação

Os Saiyajins são uma raça guerreira, e uma de suas habilidades especiais é a de se tornarem mais fortes após serem feridos gravemente, e se chegarem ao ponto de quase morrer devido a lesões físicas graves e se recuperarem, seu poder de luta aumentará incrivelmente. Isso talvez explique o desejo natural dos Saiyajins por lutarem com guerreiros mais poderosos do que eles, pois sabem ainda que de maneira inconsciente que isso os deixará ainda mais poderosos. Conclui-se então que quanto mais poderosos os inimigos que enfrentam mais poder adquirem se conseguirem vencer ou escapar com vida.

Todos os Níveis Sayajins
Super SayajinEle supera o nível de um Saiyajin normal. Para se tornar um Super Saiyajin é necessário o Saiyajin (ou filho de um) ter um coração puro. Mas porque Vegeta transformou-se em Super Saiyajin? Bem, como ele mesmo disse, seu coração é puro… puro mal.
Raiva e ódio disparam essa transformação que permite ao corpo manejar mais poder e velocidade. As transformações físicas incluem o cabelo loiro e os olhos verdes. Goku, Gohan, Mirai Trunks, Trunks, Vegeta, Goten, Goku Jr., Vegeta Jr. e Brolly podem alcançar este nível, assim como Gogeta, Vegetto e Gotenks. Dentre os Saiyajins que conhecemos muito provavelmente Brolly foi o primei
ro Saiyajin a atingir este nível.
Super Sayajin Dai Ni Dankai

Devemos frisar que isto não é exatamente um novo nível Super Sayajin. Essa e as outras definições entre os níveis Super Sayajin 1 a Super Sayajin 2 são definições criadas nos Daizenshuus, mas na série são tratadas apenas como formas para superar o próprio poder Super Sayajin, deixando-o no limite. Tanto que Goku é bastante específico ao mostrar todos os níveis do Super Sayajin para Boo, mostrando do 1 ao 3, sem subdivisões.

Na verdade, seria uma espécie de técnica ou condição como o Kaioken é por exemplo, diferente dos outros níveis Super Sayajin onde o fator emocional é muito importante para que se alcance determinado nível Super Sayajin, caracterizando uma transformação. Até Cell era capaz de fazer esta “técnica”, por isso, não se deve classificá-lo como um nível e sim uma tentativa de superar os poderes de um Super Sayajin.

Voltando para o Super Sayajin Dai Ni Dankai, este é o potencial máximo que o Saiyajin alcança usando o nível Super Sayajin, com um poder de difícil controle e com aumento considerável de massa muscular. Trunks e Vegeta alcançam esse nível, assim como Goku dentro da Sala do Tempo. Se considerarmos a condição estágio/nível “Densetsu no Sûpâ Saya-jin” de Brolly como uma evolução desta, pode-se dizer que dentre os Sayajins que conhecemos Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição.

Super Sayajin Dai San Dankai

Não confundir com o Super Sayajin 2, nem com nenhum outro nível, muito menos classificá-lo como um. Essa condição conta em superar o potencial máximo alcançado com o Super Sayajin Dai San Dankai, provocando um aumento anormal na massa muscular para assim portar ainda mais força, mas em compensação reduzindo drasticamente a velocidade e a perda graduada do próprio poder liberado, já que não se tem muito controle da energia. Vegeta e Goku descobrem uma maneira de utilizar este potencial na sala do Espírito e Tempo, aumentando em até 3 vezes seu poder, mas percebem o quão desvantajoso é, optando por outras formas de expandir seus poderes. Trunks também descobre a forma de utilizá-lo, mas só percebe sua desvantagem durante o combate com Cell, que relata que até ele mesmo poderia expandir seu poder utilizando desta técnica. Densetsu no Sûpâ Saya-jin” de Brolly como uma evolução desta, pode-se dizer que dentre os Saiyajins que conhecemos, Brolly provavelmente alcançou e foi o primeiro a aprender esta condição. Provavelmente Vegeta pode utilizar desta condição, já que tinha conhecimento da mesma e de suas desvantagens.

A única coisa que modifica fisicamente o Sayajin é o grande aumento de massa muscular. Goku, Mirai Trunks e Brolly podem utilizar desta condição. Se considerarmos a condição estágio/ nível .

Super Sayajin Full Power

Este seria apenas o estado do Super Sayajin 1 em seu limite máximo, sem a necessidade de aumentar sua massa muscular para portar tamanha força e tampouco demonstrar qualquer sinal de nervosismo ou fúria característico do Super Sayajin 1 (e dos demais). Com isso, tem-se total controle da energia sem qualquer desgaste tanto físico quanto emocional e tampouco perda de velocidade. Além disso, foi por meio dessa manutenção do Super Sayajin que Goku descobriu que essa era a maneira de superar de vez o próprio nível Super Sayajin, tendo Gohan como exemplo disso durante seu treinamento com ele neste estado na Sala do Espírito e Tempo. Goku e Gohan foram os primeiros a utilizar desta condição. Com este estado, pode-se ficar por dias na forma de Super Sayajin 1 sem qualquer prejuízo para o realizador.

Aparentemente, as diferenças são consideráveis, diante do Super Sayajin comum. Os traços dos personagens neste estado lembram-se de quando em suas formas normais, mas com os cabelos dourados, com uma coloração ligeiramente diferente mas ainda assim dourada (provavelmente conceito atribuído pela equipe responsável pelo anime).

Essa condição pode ser observada durante todo o prelúdio do Cell Games e durante o próprio combate de Cell e Goku e Cell e Gohan, antes deste transformar-se em Super Sayajin 2. Também pode ser visto este estágio em outras ocasiões (fillers) como no 8º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Moetsukiro!! Nessen Ressen Chō-Gekisen), onde Goku e Gohan enfrentam Brolly nesta forma e no 9º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ginga Giri-Giri!! Butchigiri no Sugoi Yatsu), onde Gohan enfrenta Bojack e seus lacaios nesta mesma condição. Em outros momentos dentro da cronologia da série (saga de Boo), Goku e Gohan também utilizam desta condição, o que reforça que o Super Sayajin Full Power não é um nível Super Sayajin próprio, mas sim o domínio total sem qualquer prejuízo do nível Super Sayajin 1.



* Densetsu no Sûpâ Saiya-jin


O Daizenshuu 6 (Movies & TV Specials) relata a transformação do Sayajin Brolly como uma transformação à parte das demais. Em suma, além de ser uma transformação única, ainda recebe como título uma denominação que se traduzida diz “Lendário Super Sayajin”, justamente pela transformação que é (ou pelo personagem que é).

Independente disso, o nível Lendário Super Sayajin (descrito no Daizenshuu 6), que Brolly assume possui de fato algumas particularidades. Muitos fãs da série interpretam o nível de Brolly como o de um “Ultra Super Sayajin 2″. O tal nível “Ultra Saiyajin” é apenas uma definição não oficial (criadas por fãs) da condição Super Sayajin Dai San Dankai. O “Ultra Sayajin 2″ seria (para os fãs) a superação desse próprio estágio baseado em um acúmulo anormal de força sem perda da velocidade.

Deixando de lado os termos, é fato de que Brolly realmente assume um nível único. Sua aura não é a característica dos outros Super Sayajins, possuindo uma cor esverdeada ao invés da cor tradicional amarela e suas pupilas desaparecem. O aumento da massa muscular é ainda maior que o apresentado no Super Sayajin Dai San Dankai e a velocidade não é afetada em momento algum. Por isso, independente se a explicação da condição/ nível/ estágio que Brolly assume seja uma evolução do estágio Super Sayajin Dai San Dankai ou um estágio do Super Sayajin 1 próprio sem qualquer relação ou mesmo um nível próprio, percebe-se que de fato Brolly é o ÚNICO personagem Sayajin que utiliza desta condição/ nível/ estágio.

Entretanto, se a intenção desta classificação é sugerir que Brolly seja de fato o Lendário Super Sayajin, a controvérsias

Super Saiyajin 2
Este é o 2º nível que um Sayajin pode alcançar. Gohan foi o primeiro à alcançar visivelmente esse nível durante a batalha com Cell, mas para Goku, já era algo que o mesmo tinha convicção de que seu filho era capaz de alcançar, dando a entender que a transformação tenha ocorrido durante o treinamento de Goku e Gohan na Sala do Tempo. É similar ao Super Saiyajin onde a raiva e o ódio desencadeiam a transformação, sobre passando o nível Super Sayajin.

A diferença física é um pequeno aumento no cabelo, pequenas ondas elétricas envolta do corpo e os olhos mais puxados e detalhados. Há um enorme aumento de força, velocidade e resistência, comparado ao Super Sayajin 1. Vegeta e Goku também podem alcançar este nível.
O nível Super Sayajin 2 mexeu tanto com Gohan durante o Cell games que, ao perceber o quanto Cell era bem inferior a ele, assumiu uma postura extremamente arrogante perante ao próprio, o que lhe custou a vida de seu pai Goku, em uma tentativa desesperada de Cell em explodir a Terra para assim não ser derrotado por Gohan. Lembrando que Gohan alcançou este nível tendo pleno controle do nível Super Sayajin, passando pelo mesmo trauma de sofrimento e raiva que desencadeou as transformações dos outros Sayajins.

Super Saiyajin 3
Bem diferente dos outros níveis, o Super Sayajin 3 é alcançado por meio de muito treino. Durante o tempo que Goku treinou no Paraíso (após a saga de Cell), Goku aprendeu como passar para o terceiro nível de Super Sayajin. Isso traz ainda mais força e velocidade, porém exige muito do realizador, já que exige bastante tempo para realizá-lo e quando consegue consome-se muita energia rapidamente, inclusive a energia de vida (Goku reduziu drasticamente seu tempo na Terra concedido por Emma Daioh por realizar essa transformação).
Fisicamente, mais cabelo e a ausência de sobrancelhas e grandes descargas elétricas, como as do Super Sayajin 2, são observados nessa transformação. O maior problema deste nível é que ele demanda de muita energia, portanto um Sayajin pode manter nesse nível apenas por um curto período de tempo.

Apenas Goku alcançou este nível normalmente, entretanto a eficácia deste nível se deu na primeira vez em que vimos quando Goku lutou com seu corpo físico, porém ainda morto decorrente da batalha com Cell. Tanto que ao tentar utilizar a transformação na luta final contra Boo, Goku, já vivo, não consegue manter a transformação em seu máximo. Trunks fundido a Goten, alcança este level, mas apenas desta forma, tendo como pano de fundo para sua transformação o efeito de comicidade da saga, apesar do treinamento que os dois tiveram na Sala do Espírito e do Tempo. Além disso, a transformação reduz drasticamente o seu tempo de fusão de 30 para 5 minutos. Trunks chama essa transformação de Ultra Super Sayajin, no mangá.

Considerando os fillers, podemos ver no 12º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Fukkatsu no Fusion!! Gokū to Vegeta), o nível Super Sayajin 3 durante a batalha de Goku, ainda morto, contra Janemba, e de Gotenks contra os invasores do inferno. E no 13º filme de Dragon Ball Z (Doragon Bōru Zetto: Ryū-Ken Bakuhatsu!! Gokū ga Yaraneba Dare ga Yaru), onde Goku (já vivo) e Gotenks utilizam desta transformação em Super Sayajin 3 contra Hildergarn.

No mangá, o nível Super Sayajin 3 é o mais poderoso dos níveis alcançados na série.

Super Saiyajin 4
Controle da raiva, do ódio e da razão. Essa é a chave que controla a transformação para o nível Super Sayajin 4, alcançada por Goku e mais tarde por Vegeta. Em Dragon Ball GT, essa transformação é decorrente do controle total do Sayajin em sua forma Oozaru transformada em Super Sayajin (ou Oozaru dourado). As razões para um Oozaru alcançar a forma Super Sayajin/ dourada durante a metamorfose não são explicadas na série, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Sayajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.
Curiosamente, Ro-KaioShin já previa o potencial do Super Sayajin 4.

Fisicamente, essa é a transformação mais radical, onde o cabelo é preto, a coloração dos olhos muda para uma cor amarelada (Goku) ou ciana (Vegeta), as sobrancelhas são mais espessas, aparecem olheiras enormes e o corpo é coberto com uma espécie de pelo de coloração rosada (Goku) ou avermelhada (Vegeta).

Magicamente, o Sayajin aparece com vestimentas (sapatos, cintos e calças) que não condizem com o que usava anteriormente a transformação (já que Goku e Vegeta transformam-se diretamente neste nível sem precisar se expor novamente a Lua e a condição de Oozaru dourado). Em tempo: as roupas também aparecem na primeira transformação em Super Sayajin 4, onde o Oozaru dourado (sem roupa alguma) “desmorfa” até alcançar a quarta forma.


Oozaru
O luar é um produto da luz solar, refletida pela lua. Ela contém radiações chamadas Raios Blutz que, em lua cheia, chegam a 17 milhões de unidades Zeno, valor necessário para permitir uma transformação Oozaru. Quando um Sayajin absorve esses raios através de seus olhos, ele dispara uma reação em sua cauda, transformando-se em um Oozaru.

O resultado desta mutação faz com que o Sayajin fique com a aparência de um macaco gigante, além de aumentar o poder do Sayajin em dez vezes mais. A agressividade do Sayajin também aumenta e faz com que o mesmo perca o controle de si mesmo (exceto Gohan, Goku, Vegeta e provavelmente outros Sayajins com alto poder de luta/Ki que conseguiram controlar a si próprios). Por isso, não se deve classificar como um nível Sayajin, pois mesmo que um Super Sayajin 3 tenha diferenças gritantes quanto a aparência, pelo menos, Goku pode alcançar este estado voluntariamente, diferente do estado Oozaru, que não tem como optar em se transformar ou retornar ao estado normal por livre e espontânea vontade. E só volta ao normal ou se a Lua ou a iluminação/ radiação desaparecer, ou ainda se tiver o rabo cortado.

O Oozaru dourado é nada mais que o mesmo processo descrito, mas transformando-se em Super Sayajin durante a metamorfose. Os motivos para ocorrer essa transformação em Super Sayajin durante a metamorfose não são explicados, mas pode-se teorizar que é devido ao absurdo nível de força já alcançado pelos personagens no decorrer de toda a série, mesmo que o nível Super Sayajin não esteja condicionado ao poder de luta/ Ki.

Lembrando ainda que isso ocorre apenas na série Dragon Ball GT, série a parte da franquia canônica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário